Os sócios são um elemento importante de qualquer organização, quer seja uma Banda Filarmónica, quer seja de um clube de Futebol. A Banda de Música de Arrifana, começou o seu percurso de angariação de sócios só em 1931, passados 128 anos da sua fundação. Esta angariação teve o objetivo de arrecadar receitas para os «seus minguados cofres» (Lopes, 2010, p.76).
A campanha de angariação de sócios, foi realizada por toda a freguesia, tendo sido divulgada pelo “O Arrifanense”, a 1 de maio. Como regalia a Banda oferecia a sua participação, «nos funerais das pessoas de família designadas no boletim de inscrição quando o sócio residia em Arrifana» (Lopes, 2010, p.76).
Depressa a campanha estendeu-se a freguesias vizinhas, nomeadamente a Escapães, com vantagens daí resultantes para a Instituição. «E, com o produto das quotas, a situação financeira ficou, naturalmente, mais desafogada, permitindo aos responsáveis um planeamento um pouco mais seguro e animador dos investidores a realizar, principalmente em instrumental e fardamento» (Lopes, 2010, p.76). O primeiro sócio da banda foi o sr. Ricardo Côelho Silva.
Segundo Lopes (2010) este é um dos grandes propósitos dos esforços realizados pelos dirigentes, que para além de tentar obter rendimentos, pretendem cativar a população para a vida associativa. 90 anos decorridos e os sócios continuam hoje a ser uma parte importante da nossa instituição. Fazem parte de diversos momentos, quer seja em reuniões de assembleia, quer seja em momentos de eleições, ou nas suas contribuições anuais, são um dos pilares da Banda.
Contaremos mais histórias no futuro acerca da Banda, fiquem atentos.
Saudações Musicais
A Banda de Música de Arrifana
Aproveitem e visitem também as nossas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/barrifana
Instagram: https://www.instagram.com/bandaarrifana/
Twitter: https://twitter.com/BMArrifana
Comments