top of page

No passado Domingo, dia 14 de abril, a Banda de Música de Arrifana, como já tem sido tradição, participou no Concerto das Invasões Francesas, integrado no programa das Comemorações das Invasões Francesas. Um relembrar da bravura de homens e mulheres arrifanenses que na época lutaram pela sua sobrevivência e pela sua terra.

O concerto deste ano ficou marcado por vários momentos, de partilha, de música, com um público que nos deixou sem palavras. A participação do tenor Francisco Reis com a Banda deixou toda a plateia emocionada e a nós também, pela partilha, pelo carinho, trabalho e dedicação que houve entre todos.

Para além dos vários momentos de canto com Francisco Reis, o concerto ficou também marcado por um momento musical cantado pelas senhoras da Banda, com o tema "Mulher" da Rita Redshoes. No final as nossas executantes ainda cantaram o "Hino de Arrifana" juntamente com Francisco Reis.

O concerto contou ainda com a participação do Grupo de Teatro de Arrifana, com pequenas intervenções acerca da história das Invasões Francesas. Foi um concerto memorável.

Obrigada a todos aqueles que estiveram presentes no nosso concerto, obrigada aos músicos pela sua dedicação e um obrigado especial ao tenor Francisco Reis por ter aceite o nosso desafio e por ter partilhado o seu talento connosco. Um bem haja a todos!



11 visualizações0 comentário

Concerto

Uma tradição com largos anos de vida, que marcou e que hoje ainda marca as tradições da Banda, e a vida dos músicos. É um momento alto de convívio, em que músicos, antigos músicos, familiares, sócios, simpatizantes, órgãos representantes convivem todos juntos, num momento de partilha, união, alegria e muita música. Este ano não foi exceção.

Como manda a tradição antes do jantar a Banda realizou o seu concerto anual, que ficou marcada pela apresentação da marcha “Manuel Venâncio”, composta pelo compositor Valdemar Sequeira, a quem endereçamos o nosso agradecimento. Uma marcha especial para nós, e o agradecimento a um músico que integrou a Banda durante mais de 60 anos.  Um momento emotivo, de partilha e de gratidão. O Sr. Manuel Venâncio estava muito emocionado. Este foi o começo de muitas homenagens que pretendemos fazer, porque os antigos músicos, são a nossa maior lição para hoje continuarmos este projeto.

O concerto ficou ainda marcado pela apresentação dos novos elementos da Banda que ingressaram a instituição durante esta época, a Salomé Jorge (clarinete) e o Vasco Moreira (trombone), e o regresso de três músicos que já fizeram parte desta casa, António Guerra (trombone), Vera Cerqueira (trompete) e a Maria João (clarinete). É um gosto poder contar com vocês e com o vosso trabalho na nossa instituição, dando continuidade ao trabalho realizado anteriormente. Deste concerto fizeram parte ainda três músicos, que ainda não se encontram na Banda, mas que têm participado nos nossos ensaios, e, são a Inês (flauta), Jorge (clarinete) e o Rafael (trompete). Um bem haja a todos.

O jantar da Caldeirada de Grelos

Após este momento emotivo, e de muita música. Fomos então para o nosso jantar, e dar início dessa forma ao nosso grande convívio. O jantar teve momentos musicais, com um pequeno grupo da banda a tocar temas de jazz, boss nova, para animar o público, um pequeno regresso aos tempos de existência da OLBA (Orquestra Ligeira da Banda de Arrifana), houve também para um jogo de perguntas e respostas, em que o objetivo final foi montar a fotografia da Banda, um momento de partilha e muito convívio entre todos e de muitos sorrisos. No final houve tempo ainda para os parabéns à nossa querida Banda, e mais um momento musical.

Queremos desde já agradecer a todos pelo apoio, convívio e animação. Fomos de coração cheio.



4 visualizações0 comentário

A nossa Banda terminou mais um ano de trabalho, e que dizer deste ano. Foi um ano repleto de emoções, de sentimentos, de regressos, de novas conquistas e distinções. 2023 ficará marcado na história da nossa Banda, não só pelas duas importantes distinções oficiais que a Banda recebeu, mas também pela comemoração dos seus 220 anos.


220 anos de muitas histórias e memórias, que foram assinalados com várias atividades, nomeadamente o já tradicional concerto da Caldeirada de Grelos, um regresso depois da paragem devido à Covid-19. Este dia tão importante de troca de memórias e afetividades, entre músicos, antigos músicos, sócios, familiares e público em geral, ficou marcado pela apresentação no novo fardamento da Banda, uma conquista de todos, pois sem ajuda de todos não teria sido possível. E que vaidosos estávamos, felizes e orgulhosos, por tudo aquilo que conseguimos. Para além disso, a partilha e união que existiram naquele dia, foi incrível, não temos palavras para a descrever. Muito obrigada por todo o nosso apoio.


Para além do Concerto da Caldeirada de Grelos, a nossa instituição realizou outras atividades, nomeadamente a participação no Centenário do Arrifanense e no Concerto das Invasões Francesas, um concerto tradicional da nossa Banda que conjuga a música, com o marco da história da nossa freguesia, pelos momentos de aflição, de luta e sobrevivência vividos pelos arrifanenses na época das Invasões Francesas a Portugal. Como forma de assinalar os seus 220 anos, a nossa Banda realizou um concerto em Escapães. Um concerto que marcou o regresso a uma freguesia que tanta ligação tem com a nossa instituição.


O ano de trabalho não ficaria completo sem as nossas tradicionais festas. Mais uma vez, a nossa Banda percorreu as ruas e aldeias de Portugal, representado não só a nossa instituição, como a nossa freguesia da melhor forma que sabemos fazer, com a nossa música. Foram tantos os momentos de partilha e convívio entre todos, que só nos deixa felizes por tudo aquilo que foi vivido.  As tasquinhas, são também um dos pontos altos do nosso ano de trabalho. Um fim-de-semana de muito trabalho, mas muito importante para a nossa instituição. Mais, um momento de recolha de fundos para a nossa Banda.


Este ano ficou também marcado pela realização da I Caminhada da Banda de Música de Arrifana. A caminhada marcou também o fecho da nossa época filarmónica. Encheu-nos de orgulho e satisfação que o fecho da nossa época, fosse com esta caminhada, fosse com as nossas gentes, músicos, pais, público, sócios, simpatizantes da banda, pois são eles que dão o ser à nossa Instituição, sendo parte integrante desta grande família. Desde já o nosso muito obrigado.


Falando da nossa caminhada não podíamos deixar de agradecer neste pequeno artigo a todas as instituições, e patrocinadores que nos ajudaram a tornar esta atividade possível, nomeadamente, à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, ao Desporto Feira, à Junta de Freguesia de Arrifana, ao Arrifana Running e à Grifagem J. Pedro por todo o apoio prestado, não esquecendo também os nossos participantes, por todo o seu empenho e dedicação, muito obrigada.


Iniciando já uma nova época de trabalho 2023 ficou ainda marcado pela participação no Festival Internacional de Música organizado pelo CIRAC, que contou a com a participação das 4 Bandas do Concelho e a Sofia Escobar, no Concerto de Encerramento dos 50 anos do Grupo Coral Litúrgico de Milheirós de Poiares, que contou com a partição também dos Grupos Corais de Arrifana e Romariz, pela participação na chegada do Pai Natal à Junta de Freguesia de Arrifana com a nossa música, e das nossas tradicionais Boas Festas. Um momento importante de recolha de donativos para a nossa instituição.


Por fim, não podíamos deixar de referir que neste ano corrente de 2023 na Assembleia Geral de 9 de dezembro de 2023 foram eleitos para o próximo Biénio 2023-2025 os novos membros da Direção e Órgãos Sociais da Banda de Música de Arrifana, que tomaram posse em sessão solene no dia 23 de dezembro pelas 09h:30 na sede da nossa Banda. Há direção cessante queremos agradecer por todo o seu trabalho e dedicação prestados a esta instituição. Aos novos membros da Direção queremos deixar votos de um bom trabalho, e que continuemos juntos a levar o nome da nossa instituição pelas terras de Portugal.


Assim como todos os anos, este foi mais um ano de um caminho de muito trabalho, marcado por muitos momentos, mas que chegado ao fim enche-nos de orgulho, por tudo aquilo que foi conquistado, e por tudo aquilo que a nossa instituição continua a construir, não esquecendo todo o legado que nos foi deixado, por nossos queridos antigos músicos, sócios, direção e maestros. O nosso muito obrigado a todos.








13 visualizações0 comentário
bottom of page