top of page
Foto do escritorbmarrifana1803

A tradição da participação das mulheres na filarmonia. O percurso na Banda de Música de Arrifana

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Alusivo ao dia 8 de março, Dia Internacional na Mulher, hoje trazemos-vos a história das mulheres na filarmonia, que durante muito tempo não puderam participar. No começo das bandas filarmónicas, por volta do século XIX todas elas eram constituídas apenas por homens músicos, não podendo haver participação feminina. Aliás, o dia 8 de março como o dia que assinala a luta, o reconhecimento e a importância do contributo da mulher na sociedade, foi instituído apenas em 1911. Apesar disso, em Portugal realidade que conhecemos melhor, só após o 25 de abril é que foi dada autorização para as mulheres participarem nas Bandas filarmónicas.


Como nos conta Russo (2007) a Revolução de abril de 1974 e o estabelecimento do regime democrático, permitiu abrir uma nova fase para o movimento associativo, que voltou a intensificar-se e que ficou marcado pela integração das mulheres nas bandas filarmónicas, e que se prolongou até aos finais dos anos 80 (Russo, 2007, p.62).


A história das mulheres como executantes na Banda de Música de Arrifana


Quanto à Banda de Música de Arrifana, só em 1982 é que passaram a ser integrados elementos do sexo feminino. As primeiras executantes foram «Maria Gracelina da Costa Soares Ferreira e Maria Goreti da Costa Soares Ferreira, filhas do regente, seguidas de Rosa Dias Familiar e Ana Maria Dias Familiar, filhas de Zulmiro Ferreira Familiar, executante e posteriormente diretor, Celeste Maria Bastos de Pinho e Elizabete Patrícia da Costa Soares Ferreira, também filha de Belmiro Ferreira…» (Lopes, 2010, p.26).


Estas jovens mulheres foram as percursoras das gerações seguintes de mulheres que atualmente são executantes na banda. Nos dias que correm ao contrário desta época a grande maioria dos executantes são mulheres. Uma conquista importante no percurso feminino, mas também no percurso da nossa Banda e de outras Bandas, que se tornaram mais inclusivas, e abraçam um grupo diversificado de músicos, transmitindo uma lição importante para as gerações futuras.


E, é desta forma que a Banda de Música de Arrifana assinala um dia tão importante, relembrando e dando-vos a conhecer as suas primeiras executantes, aquelas que marcaram toda uma geração, e que ainda marcam. Uma importante conquista para todos nós. É um orgulho fazer parte da história, e fazer história.


Contaremos mais histórias no futuro acerca da Banda, fiquem atentos.


Saudações Musicais

A Banda de Música de Arrifana


Aproveitem e visitem também as nossas redes sociais

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page