top of page
Foto do escritorbmarrifana1803

As festas que marcaram a história da Banda de Música de Arrifana. A Festa das Fogaceiras.

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Hoje a história que trazemos aqui é sobre a Festa das Fogaceiras. De tradição histórica a festa das fogaceiras conta com mais de 500 anos de história. É realizada anualmente no dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, feriado municipal no Concelho de Santa Maria da Feira.


Esta remonta ao século XVI mais precisamente ao ano de 1505, ano esse, em que a peste assolou novamente Portugal. Segundo a tradição, os Condes do Castelo da Feira prometeram a São Sebastião realizar uma festa anual em sua honra se o santo livrasse o seu povo da peste. O «voto» da promessa seria uma fogaça, bolo cujo formato foi inspirado nas quatro torres do castelo (Rodrigues, A Festa das Fogaceiras de Santa Maria da Feira).


São Sebastião tornou-se assim o santo padroeiro de todo o condado da Feira. Porém, entre 1749 e 1753 o povo deixei de fazer a festa e voltou a peste às terras de Santa Maria nesse período. A tradição voltou a cumprir-se e nunca mais parou até aos dias de hoje (Rodrigues, A Festa das Fogaceiras de Santa Maria da Feira).


«A tradição exige que, no decorrer desta festa as meninas fogaceiras, vindas de todo o Concelho de Santa Maria da Feira, desfilem no Cortejo cívico e na Procissão, vestidas de branco, com faixas à cinta de variadas cores, levando à cabeça uma fogaça. As fogaças são enfeitadas com pequenas bandeirolas de papel metalizado». Para além disso durante a missa solene, três das crianças que transportam fogaças de tamanho grande, oferecem uma ao prelado da Diocese, outra em fatias às pessoas distintas da cidade, e a outra aos presos da cadeia (Rodrigues, A Festa das Fogaceiras de Santa Maria da Feira).


Desta tradição secular, acredita-se que a Banda faça parte dela desde o ano de 1812, que ficou marcado pela execução da obra “Abertura 1812 de Tchaikosky”. Desde essa época que de dois em dois anos a Banda de Música de Arrifana juntamente com uma das três bandas do concelho marca presença na Festa das Fogaceiras (Lopes, 2010, p.97).


Desde essa época que a Banda tem marcado presença na Festa das Fogaceiras. Em 1903 por exemplo, não só participou na procissão como na própria missa, tocada pela banda, bem como num concerto realizado à noite nesse mesmo dia (Lopes, 2010, p.97). Atualmente, as bandas do concelho tocam no cortejo cívico e na procissão que ocorre durante a tarde. O ciclo das festividades termina no fim-de-semana a seguir com um concerto no Europarque das quatro bandas filarmónicas, mais de 200 músicos em palco, com temáticas diferentes todos anos.


Em breve serão contadas mais histórias acerca do longo percurso da Banda pela música. Fiquem atentos!!!


Saudações Musicais A Banda de Música de Arrifana

Aproveitem e visitem também as nossas redes sociais


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page