A história da fundação da nossa Banda perde-se no tempo. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que esta possa ter sido fundada por volta do ano de 1770, ou talvez antes. Existe um documento que infelizmente se perdeu, datado de 1770, que refere «Pago a música de Arrifana, 3$000 reis», o que nos indica a possibilidade de a Banda ter iniciado a sua atividade ainda antes desse ano de 1770. Esse facto a ser verdadeiro leva-nos a acreditar que a Banda de Música de Arrifana possa ser uma das mais antigas do país em atividade ininterrupta, contando com mais de 251 anos de história.
Porém, devido à falta de documentação que comprove este facto, os Estatutos que foram aprovados em 1974, por alvará do Governo Civil de Aveiro, consagram 19 de janeiro de 1803 como a data oficial da sua fundação, sendo que é a partir desse ano que foi possível encontrar um maior número de registos da atividade da Banda (Lopes, 2010, p.29).
Esta dificuldade sempre foi sentida durante muitos anos, onde vários membros e amantes da banda, tentaram descobrir junto dos mais antigos a data ao certo da fundação da Banda. Este facto chegou mesmo a ser relatado pelo “O Arrifanense” de 1 de maio de 1928:
«Compulsam-se os seus arquivos, recorre-se à memória ainda viva e lucida das pessoas mais edosas dos lugares suburbanos e a sua recordação não atinge os primórdios d’esta colectividade. Seguem-se a par e passo as suas efemérides, acompanha-se a sua evolução durante cerca de 126 anos, mas depois esbarra-se com o mistério e a incerteza» (Lopes, 2010, p.15).
Destes tempos históricos da nossa Banda, temos conhecimento de acordo com os registos que o primeiro regente da Banda, foi Inácio de Azevedo, nascido em 26 de março de 1754, vindo a falecer a 28 de janeiro de 1836. Foi um importante regente tendo sido agraciado pelo seu trabalho em 1831, com a atribuição de uma medalha de ouro por D. Miguel, Rei de Portugal (Lopes, 2010, p.15).
Dos tempos mais remotos, neste momento, apenas se conhecem o nome dos seus regentes, que tanto fizeram pela nossa Banda e, que tanto a ajudaram a crescer, e a manter vivo o seu trabalho. Oficialmente são 218 anos de atividade interrupta. É de louvar todo o seu esforço, trabalho e dedicação, que foi passando de geração em geração e se mantém nos dias de hoje.
Contaremos mais histórias no futuro acerca da Banda, fiquem atentos.
Saudações Musicais
A Banda de Música de Arrifana
Aproveitem e visitem também as nossas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/barrifana
Instagram: https://www.instagram.com/bandaarrifana/
Twitter: https://twitter.com/BMArrifana
コメント