Hoje gostaríamos de vos trazer uma história diferente. Esta irá falar acerca das casas ensaio da Banda, foram várias até à construção do nosso edifício atual.
Não sabemos ao certo qual foi a primeira casa ensaio da Banda, devido à inexistência de documentos que falem dessa época. Acredita-se que nos finais do XIX «a dois passos da estrada, no Outeiro, ensaiava a Banda dos Leites, e no sobrado demolido do Moreira Garcia, junto à feira de Baixo, ensaiava a do Martins» (Lopes, 2010, p.43). Segundo testemunhos antigos, nesse mesmo lugar do Outeiro, atual Rua Américo de Rezende, a Banda ensaiou numa outra casa, um velho edifício outrora demolido (Lopes, 2010, p.43).
Mais tarde, a Banda alterou de novo o seu local de ensaio para uma outra casa, que se localizava também no lugar do Outeiro, desta feita na Rua da Banda de Música, pertencente a Francisco Gomes da Cruz. Não sabe ao certo a data precisa dessa mudança, o que se sabe em que em 1928 a Banda já ensaiava nesse local (segundo documentos de arquivo, que referem o pagamento de uma renda mensal, à luz dessa data). Porém, em 1934 a Banda foi avisada que teria de procurar outro local. Foi, então neste momento que depois de reunidos, a Banda decidiu avançar para a construção de uma casa ensaio propriedade sua (Lopes, 2010, p.43).
Com ajuda da população, e da cedência de terreno pelo Sr. Manuel Pereira de Amorim, a Banda deu então início à construção do seu edifício sede. Em 1934, segundo vários relatos e documentos a Banda já se tinha instalado na sua nova sede, como nos confirma o “Arrifanense”, de 27 de dezembro de 1934
«Já está devidamente instalada no edifício da sua sede a nossa Banda de Música. Por várias formas vem Arrifana afirmando o seu progresso, e a construção por parte daquele organismo artístico, do bonito edifício em que agora se instalou, é mais um impulso dado ao engrandecimento da freguesia» (Lopes, 2010, p.47).
A inauguração oficial da Sede teve início a 6 de janeiro de 1935, que constituiu, «naturalmente, um acontecimento festivo, que registou a presença das autoridades e outros vultos de destaque na freguesia, muito povo, e uma formação dos Bombeiros Voluntários, com o seu comandante, Dinis Reis» (Lopes, 2010, p.47). Neste mesmo edifício, no rés-do-chão alugado inicial para uma loja, em 1975 foi instalada Escola de Música. Este espaço passou a ser ocupado também pela sala da Direção e a arrecadação (Lopes, 2010, p.49).
No início da década de 90, foi equacionada a hipótese do alargamento das instalações da sede da Banda. Depois de anos de análise, e debate do tema, foi assinado a 7 de dezembro de 2000 um protocolo com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Associação da Academia de Música de Santa Maria da Feira e a Banda de música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana, para a cedência da Escola Gomes Rebelo para sua sede. Foi necessário recuperar e remodelar o edifico. A sua inauguração oficial data de 29 de setembro de 2001. Durante dois anos este foi um dos polos da Academia de Música de Santa Maria (Lopes, 2010, pp.49-50). Atualmente esta continua a ser a sede da Banda de Música, onde para além de realizarem os seus ensaios, decorrem as aulas da Escola de Música.
Contaremos mais histórias no futuro acerca da Banda, fiquem atentos.
Saudações Musicais
A Banda de Música de Arrifana
Aproveitem e visitem também as nossas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/barrifana
Instagram: https://www.instagram.com/bandaarrifana/
Twitter: https://twitter.com/BMArrifana
Comments